Shimbalaiê

Vitor Evangelista

Publicado em 09/05/2017 / Leia em 4 min

espresso-icone-espressou-se-2ESPRESSOU-SE

“Desrespeitoso com os tubarões.” – diretora do Shark Research Institute sobre a foto de um homem deitado em cima de sua pesca. Detalhe: ele tá nuzão. Muita gente também não viu graça e agora há uma busca na internet pelo cara.

 

espresso-icone-espresso-nacional-2ESPRESSO NACIONAL

Olhos Nos Olhos, Quero Ver O Que Você Diz

A notícia.
‘Pera um pouquinho aí’, pediu a defesa de Lula ontem sobre o interrogatório.

 

Moendo os grãos.
Amanhã, pela primeira vez, Sérgio Moro e Lula vão ficar cara a cara. É o depoimento parte do processo no qual a construtora OAS é acusada de dar um tríplex para Lula e em troca receber contratos com a Petrobras. Quer dizer, está tudo planejado para amanhã, mas ontem advogados de Lula pediram à 2a instância um adiamento, já que não teriam conseguido analisar todos os documentos apresentados pela Petrobras.

 

Enquanto isso.
Uma juíza proibiu ontem acampamentos e barracas do MST e outros grupos pró-Lula, que planejam manifestações durante o interrogatório. E nos arredores do tribunal, o comércio já até está numa pegada ‘toque de recolher’.

 

Luz, câmera, Curitiba.
Ontem também Moro negou que a defesa de Lula grave o depoimento com suas próprias câmeras – móveis, diga-se de passagem. Nos depoimentos que já rolaram, é sempre uma câmera parada em frente ao interrogado. Mas a ideia de Lula era fazer imagens de todo o tribunal e – por quê não – usar na campanha de 2018.

 

Tá na hora, tá na hora.
De Aguinaldo Silva a Janaína Pascoal (lembra dela?), passando por José de Abreu. Já tá todo mundo comentando o dia de amanhã.

espresso-icone-espresso-shots-2ESPRESSO SHOTS

Ch-ch-ch-changes. Em meio às tensões com a vizinha Coreia do Norte, hoje é dia de eleição na Coreia do Sul, que viu sua primeira mulher presidente sofrer impeachment em março. A ex-presidente já tava afastada desde dezembro por culpa de uma espécie de ‘caso Odebrecht sul-coreano’ – um mega esquema de corrupção – que abalou o país, derrubou a presidente, e levou à prisão do herdeiro da Samsung. Voltemos às urnas.

 

Vodka shots, please. Ontem veio à tona que até Obama alertou Trump para não pegar Michael Flynn como seu conselheiro de segurança nacional. Trump ignorou a dica e em fevereiro Flynn caiu, pois havia mentido sobre telefonemas com o embaixador russo. Em meio ao tal caso de amor entre Trump e Putin, ontem a ex-procuradora-geral Sally Yates, demitida por Trump em janeiro, ainda depôs no Senado e disse ter avisado à Casa Branca que Flynn poderia estar sendo chantageado pela Rússia. Foi ignorada também.

 

Pegue o seu banquinho. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ontem ao Supremo que um de seus membros, o ministro Gilmar Mendes, seja impedido de julgar o caso de Eike Batista, preso ano passado na Lava Jato. Semanas atrás, Gilmar soltou Eike, mas Janot diz que ele nem deveria estar tomando decisões sobre o caso, já que sua esposa é parte do escritório que cuida da defesa de Eike.

 

Eu bebo sim, estou vivendo. O CADE (Conselho de Defesa Econômica) autorizou ontem o nascimento da 2a maior cervejaria do país (atrás apenas da AmBev). Em fevereiro, a gigante holandesa Heineken disse que iria comprar a Brasil Kirin (dona de tipo Schin e Devassa) por mais de R$ 2 bilhões. Com o ‘ok’ do CADE, a Brasil Kirin, até então controlada pela japonesa Kirin, será agora parte da Heineken.

 

Cabelo penteado no meu carro envenenado. Para terminar, a foto que a internet está amando amar: a Rainha Elizabeth dirigindo seu Jaguar.

Assine nossa newsletter gratuita

Traduzimos, resumimos e explicamos as notícias essenciais do dia no mundo em uma newsletter gratuita e diária.

De segunda a sexta pela manhã no seu e-mail