ESPRESSOU-SE
“Fiz arte.” – um garoto de 22 que deixou um abacaxi numa galeria de arte e quando voltou no dia seguinte havia um vidro protegendo a ‘obra’. Avant garden.
ESPRESSO NACIONAL
Mancha de Dendê Não Sai
A notícia.
Senta que lá vem mais delação premiada.
Moendo os grãos.
Ontem o ministro do Supremo tirou o sigilo da delação do casal de marqueteiros, João Santana e Monica Moura. Eles fizeram campanhas para o PT durante um tempão – teve a de Lula em 2006 e a de Dilma em 2010 e 2014 – e chegaram a ser presos no ano passado em uma das fases da Lava Jato (a Acarajé). Desde então, fizeram a delação que foi oficializada mês passado.
Say whaaat?
Na delação, entre outras coisinhas, Monica diz que a presidente ligou para alertá-los de que seriam presos; que sempre receberam via caixa 2 (inclusive na Venezuela); que Lula e Dilma sabiam desses pagamentos por debaixo dos panos; e que tudo passava pelo ‘chefe’: Lula. Com base nela, o procurador-geral pediu ontem 22 investigações ao Supremo.
Em tempo.
Ficou pronto ontem o relatório final daquele processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Eleitoral). O julgamento foi adiado mês passado, justamente para que as novidades trazidas por Santana e Monica também entrassem na denúncia.
ESPRESSO IMPORTADO
Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come
A notícia.
O tal ‘Estado Islâmico’ está prestes a perder a sua mais importante cidade. Oh my!
Moendo os grãos.
Depois de uma batalha que começou no final do ano passado, metade da cidade de Mosul – a ‘capital’ do ‘Estado Islâmico’ (ISIS) no Iraque – foi retomada pelo exército iraquiano (treinado pelos EUA) uns três meses atrás. Mas os iraquianos ainda tentam pegar de volta a outra metade da cidade que continua nas mãos do ISIS – e estão quase conseguindo.
The winner takes it all.
Ontem o chefe do Exército do Iraque disse que a mega batalha por Mosul deve acabar já nos próximos dias, “antes do Ramadã” – o mês sagrado dos muçulmanos – que começa no dia 26 de maio. Será que dá tempo? Se perderem Mosul, será game over pro ‘ISIS’ no Iraque, que manterá ‘territórios’ apenas na Síria.
Enquanto isso.
Na vizinha Síria, o ‘ISIS’ perdeu o controle de uma cidade super estratégica ontem. Mas por lá, ainda há muita guerra pela frente.
ESPRESSO SHOTS
Stop right now. Ativistas LGBT foram presos ontem em Moscou quando tentavam pegar o metrô para entregar ao procurador-geral uma petição – 2 milhões de assinaturas – pedindo um inquérito sobre a perseguição e morte de gays na Chechênia, uma região autônoma russa. A Rússia, um país bem homofóbico, não tem feito nada para dar um basta na situação, apesar dos pedidos de países como Alemanha e Reino Unido.
Meu passado me condena? Uma das mais importantes e tradicionais agências de notícias do mundo a Associated Press, divulgou ontem uma revisão de sua cobertura durante os anos 1930, quando o nazismo dominou a Alemanha. A AP concluiu que ela trabalhou o mais “francamente possível”, mas que talvez tenha dado uma forcinha aos nazistas.
Oopsie. A Corte da União Europeia continua a julgar se Uber é uma plataforma digital (como dizem) ou empresa (o que levaria a impostos), mas –uh-oh – ontem o mais alto conselheiro legal da corte disse que sim, Uber tem de ser licenciado, assim como os taxis. Mês passado, o Uber saiu da Dinamarca, pro sinal, por causa de novas leis regulando o transporte. Tá complicando.
Mentira tem perna curta. Para terminar, nada de fazer o Bow Wow no final de semana, hein? #BowWowChallenge
Happy Friday.